BIOGRAFIA
LAÉRCIO SUGUIMOTO
Laércio Yoshimassa Suguimoto nasceu no dia 15 de março de 1967, na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. Sua infância foi marcada por dificuldades, especialmente após o fracasso da roça que sua família cultivava. Com a falência do negócio, a família enfrentou grandes adversidades, mas Laércio nunca deixou que essas dificuldades o desanimassem. Ainda jovem, ele se mudou para Ibiúna a convite de seu primo, onde iniciou sua trajetória como meeiro.
Logo após, toda a família seguiu para Ibiúna em busca de novas oportunidades. Foi nessa nova fase da vida que Laércio e sua esposa Márcia começaram a construir uma história de trabalho árduo e resiliência. Em 1989, com o intuito de buscar melhores condições de vida, Laércio, seus pais e um de seus irmãos se mudaram para o Japão, onde passaram sete anos. Durante esse período no exterior, Laércio adquiriu um sítio em Ibiúna.
Em 1996, após o período no Japão, Laércio retornou ao Brasil e, junto com Márcia, começou a trabalhar no sítio adquirido plantando verduras. O começo foi difícil, com horas de trabalho árduo e muito investimento no próprio negócio, mas essas experiências se tornaram lições preciosas que Laércio considera fundamentais para o sucesso que conquistou ao longo dos anos. A cada desafio ele e a esposa se dedicavam mais, com a certeza de que o trabalho contínuo traria resultados.
Após uma década de dedicação no cultivo de verduras, os frutos começaram a aparecer. Laércio manteve-se firme no seu propósito, superando obstáculos e se consolidando como um empreendedor de sucesso. Sua esposa Márcia teve um papel fundamental na construção deste negócio sendo, além do braço direito de Lércio, a responsável pelos setores financeiro e de pedidos. Atualmente, além de sua própria produção ele também mantém parcerias com pequenos produtores locais, abastecendo mais de 100 lojas na região da Grande São Paulo. Para Laércio, essas parcerias são vitais para o fortalecimento da economia local e o crescimento mútuo da comunidade.
Sempre em busca de inovação, Laércio adotou a técnica da hidroponia em sua propriedade, uma inovação no seu cultivo que surgiu em resposta à demanda do mercado há cerca de 15 anos. Hoje, a hidroponia representa cerca de 30% da sua produção, e simboliza sua constante busca por evolução e aprendizado. A pecuária também entrou em sua jornada empresarial. Começando com apenas cinco cabeças de gado, hoje ele gerencia um rebanho de 70 cabeças em uma área de 75 alqueires.
Em sua vida pessoal, Laércio é casado há 33 anos com Márcia com quem tem três filhos: Karen, Thiago e Vitor. Além do trabalho árduo, Laércio encontra tempo para seu hobby de pesca, especialmente em alto-mar.
Sua fé é um dos pilares de sua vida. Cristão evangélico, Laércio tem sido um exemplo de dedicação e amor a Deus. Após várias experiências espirituais transformadoras, foi batizado e logo toda a sua família também se aproximou de Deus. Seu compromisso com a fé o levou a organizar cultos que aconteceram por anos no barracão de seu sítio, sendo muito querido e respeitado pela comunidade de Ibiúna por isso.
Reconhecido por sua generosidade e espírito altruísta, Laércio é uma figura admirada e querida por todos ao seu redor. Sua trajetória de superação, trabalho árduo e fé é um exemplo de como, com perseverança e dedicação, é possível superar desafios e alcançar o sucesso, enquanto se contribui para o bem-estar da comunidade e para o crescimento coletivo.